quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MISSÃO X PROFISSÃO

SER PROFESSOR É MUITO MAIS QUE UMA PROFISSÃO,
É UMA MISSÃO.

A cada dia estou mais e mais convencida disso.
Baixos salários, insatisfações gerais, tanto por parte dos alunos e mais ainda pelos profissionais que se sentem injustiçados, desacreditados,... o que não deixa de ser uma grande verdade.
Mas, se olharmos no fundo de nós mesmos, será que estamos na profissão certa? Será que quando nos dispomos a DAR AULAS, nos dispomos a ENSINAR, a DOAR O SABER, ou a receber o pobre dinheiro no fim do mês?
Sim. Pois estamos chegando a um ponto que, quem está pisando na sala de aula somente pelo dinheiro no bolso no fim do mês, está se tornando cada vez mais um profissional fracassado. E onde estão os profissionais missionários? Eis a grande questão.
Onde está a verdadeira culpa? Somente no governo? Nos alunos? Nas famílias desestruturadas? Onde está a chave da educação? Ou, onde está a EDUCAÇÃO?
Mas ainda vejo, e como vejo, corações ardentes, flamejantes por ver seus frutos se transformarem em verdadeiros cidadãos, em verdadeiros seres cristãos.
Esses dias, assistindo a uma reportagem de Ana Maria Braga eu chorei ao ver exposto um caso de uma aluna que sentiu uma vontade imensa de se formar professora por causa de seu professor de História. Sua aula era tão diferente, tão dinâmica que ela queria ser uma professora como ele. E após anos, ela se casou, mudou de cidade, formou-se professora e tinha uma saudade imensa daquele professor que lhe inspirou a vocação. Então seu marido resolveu escrever ao programa Ana Maria Braga para que encontrassem esse professor e fizessem essa surpresa à sua esposa que havia se tornado professora de alunos especiais.
Para surpresa de todos, o tal professor, já aposentado contou que se sentiu muito emocionado pois diante de tantos alunos que passaram pelas mãos dele, uma semente germinou. E que ele estava aposentado para cuidar de seu filho que havia sofrido um acidente de automóvel e que agora precisava de seus cuidados.
Após um ano, o programa foi ver o que havia acontecido. A aluna, que se tornou professora de alunos especiais, que tinha saudades do professor que havia lhe inspirado na profissão, se transformou em professora de seu mestre e de seu filho, ajudando em seus cuidados, descobrindo suas novas habilidades.
Emocionei-me muito com esse caso. Se todos nós levantássemos todos os dias com vontade de plantar uma semente, quantas germinariam no final de nossa vida?
Se pelo menos uma, já valeria a pena com toda a certeza.
Será que olhamos para os nossos alunos com amor? Será que olhamos para o nosso aluno com vontade de dizer, venha eu quero te ajudar? Será que olhamos para o nosso aluno e dizemos, com você eu também tenho muito a aprender?
Como ainda temos muito o que aprender!!!!
E como nossos alunos não têm muito a nos ensinar também!!! São uma nova geração, ou melhor, lidamos com várias novas gerações dentro de uma só escola, quando muitas vezes dentro de uma mesma sala de aula. São conflitos sociais, conflitos de gerações, conflitos existenciais, conflitos educacionais... e nós, educadores ali no meio (pensando em ganhar o pobre dinheirinho no fim do mês) quanta ingenuidade nossa!
Mal sabemos que estamos ali para muito mais que isso, estamos ali para realizar uma missão (quem sabe várias) que nem temos conhecimento essa é a verdade.
Por isso eu tenho certeza que, SER PROFESSOR É MUITO MAIS QUE UMA PROFISSÃO, É UMA MISSÃO. Uma missão cada dia mais árdua, com toda certeza. Mas quando a missão é árdua a recompensa é muito mais prazeirosa, mais valiosa... e essa recompensa não é material, ela é íntima, é crescimento pessoal, elevação espiritual.
A educação está em crise, sem dúvida alguma, as pessoas estão em crise, a Terra está em crise, o tempo está em crise... mas essa é uma outra reflexão.




terça-feira, 17 de agosto de 2010

COMO A MÚSICA É UM VALIOSO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO



É um planejamento para alunos de 7º ano ou 6ª série em diante, acredito eu, dependendo do tipo de alunos que você tem. Eu trabalharia até no Ensino Médio tranquilamente.
Que tal trabalhar interpretação de texto musical? Mas músicas que façam esses nossos jovens adolescentes pensarem mesmo... pensei em algo assim:
Primeiro, grave a música em casa - DEPOIS DE NÓS - Engenheiros do Hawaii
Transforme a sala de aula em um círculo e distribua a letra da música xerocada para cada aluno. Segue o link http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/117474/ - Acho essa música do Engenheiros do Hawaii maravilhosa para ser explorada. É uma linguagem muito atual. Se quiserem os alunos podem cantar, dançar... se divertirem com a música inicialmente. Deixem que relaxem para só depois trabalharem oralmente a interpretação da música, composição, autoria... Mas ao interpretarem vão linha a linha, refrão por refrão e se preciso for, se houver divergências voltem e tenha sempre o controle para que as idéias sejam respeitadas, tendo em vista que a música trabalha valores mas também poderá levar para o lado religioso (o que poderá ser trabalhado o RESPEITO ÀS IDÉIAS RELIGIOSAS) caso surjam algumas no debate.
Tenho certeza de que se surpreenderão com a interpretação de cada um e do grupo no final. Poderia listar uma série de perguntas sobre o texto para ser explorado pelo professor, mas acho sinceramente, que adolescente tá cansado de perguntas e respostas prontas.
Jogue a pergunta no ar: - O que vocês sentiram do texto? Forte? Do que ele fala para você? O que mais te chamou a atenção? É um texto OBJETIVO com interpretação SUBJETIVA... pode levar para vários lugares e chegar a um só ao mesmo tempo. E com certeza, muitas interpretações irão surgir e muitas outras vocês vão debater. Acho que valerá a pena.
E gostaria de que entrassem em contato através dos comentários, pois, como sabem não estou na sala de aula e fico ansiosa por saber se minhas idéias dão certo ou não. E prometo que recebendo, publico as respostas autorizadas para compartilharmos experiências.
Quanto a intertextualidade, essa música abre também um grande espaço para se trabalhar a parte ortográfica, gramática... e a produção de textos livre. Trabalhando com outros tipos de textos, pode se pedir que busquem em jornais, revistas ou internet algum texto que traga um tema parecido com o que foi discutido em sala de aula e em um segundo momento reunir o grupo para estarem lendo os textos coletados (que pode ser em grupo ou individual).
Faça uma aula gostosa!


SUGESTÃO DE PUBLICAÇÃO NO BLOG
Sugiro aqui uma interatividade entre todos que acompanham meu blog, que me escrevem, me incentivam a continuar, mesmo quando eu desapareço... como estou fora de sala de aula, gostaria de saber o resultado final desse trabalho como dos outros também. Então, porque não, vocês me enviarem os resultados dos debates com suas devidas autorizações para serem publicadas nesse blog e assim os alunos poderem acessar o blog e verem os trabalhos publicados e comparados com os de outras escolas, de outras localidades do país. Assim, poderemos até fazermos uma comparação de idéias dos jovens das diferentes localidades, eles mesmos estarem conhecendo novas idéias, outras realidades.
Estou aberta a novas sugestões como sempre e aguardo respostas através dos comentários, ok?
Abraços,
Simone Malta


Segue o resultado do trabalho realizado pela professora Cristiane e alunos da E. E. JOSÉ ATAÍDE DE ALMEIDA - IGARATINGA - com a música Depois de Nós, interdisciplinarizando a Geografia e o Aquecimento Global. Excelente resultado. Parabéns!!!!







Segue a letra da música:


Depois De Nós

Engenheiros do Hawaii

Composição: Carlos Maltz
Hoje os ventos do destino
Começaram a soprar
Nosso tempo de menino
Foi ficando para trás
Com a força de um moinho
Que trabalha devagar
Vai buscar o teu caminho
Nunca olha para trás
Hoje o tempo voa nas asas de um avião
Sobrevoa os campos da destruição
É um mensageiro das almas dos que virão ao mundo
Depois de nós
Hoje o céu está pesado
Vem chegando temporal
Nuvens negras do passado
Delirante flor do mal
Cometemos o pecado
De não saber perdoar
Sempre olhando para o mesmo lado
Feito estátuas de sal
Hoje o tempo escorre dos dedos da nossa mão
Ele não devolve o tempo perdido em vão
É um mensageiro das almas dos que virão ao mundo
Depois de nós
Meninos na beira da estrada escrevem mensagens com lápis de luz
Serão mensageiros divinos, com suas espadas douradas, azuis
Na terra, no alto dos montes, florestas do Norte, cidades do Sul
Meninos avistam ao longe
A estrela do menino Jesus